Nunca imaginei que crises que normalmente acontecem na adolescência. Ocorressem na primeira infância.
Aí me deparo com um menininho de três anos com crise de identidade. Seria cômico se não fosse trágico. Comecei a reparar na mudança de comportamento do Renan e sua insatisfação com a escola. Um belo dia ele vira pra mim e diz: Mamãe quem me pintou? (pergunta difícil essa), tentando responder de maneira que não ferisse sua compreensão, disse-lhe que Papai do Céu o havia pintado. Aí ele insatisfeito falou-me que não queria ser marrom, mas da cor do ...amiguinho da escola. E ficou enfurecido por não ser da sua cor. Tentei explicar-lhe que as pessoas tem cores diferentes e que ele era daquela cor porque a herdou o seu pai. Porém minha tentativa de fazê-lo se sentir melhor foi em vão.
Como se não bastasse isso ele tem uma necessidade de estar vestido exatamente como os seus colegas. Por isso não havia entendido o motivo que o deixara triste quando na comeração do circo sua roupa de palhaço era vermelha como a de alguns, porém outros estavam com mesma roupa na cor azul. Isso bastou para que ficasse com cara de choro e se recusasse a tirar fotografias. Até que na volta para casa ele me revelou o motivo real do seu descontentamento.
Além disso é um escândalo todas as vezes que tem que tomar banho para sair. Qualquer coisa é motivo para dizer que está com medo. E eu sinceramente não sei o que fazer para deixá-lo feliz. Já pensei em mudá-lo de escola e levá-lo a psicóloga. Mas sinceramente estou desesperada. Por favor se alguém sabe como lidar com isso não deixe de colocar aqui sua opinião.
Um abraço para todas amigas blogueiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário